quarta-feira, 30 de julho de 2014

Dia 47: 1983 - Nas Manhãs do Sul do Mundo (Expresso Rural)


Ontem após uma deliciosa conversa sobre Santa Catarina, veio à mente o saudoso disco do Expreso Rural (Nas manhãs do sul do mundo), que foi o primeiro disco da banda.

Banda de Florianópolis, que surgiu fazendo um rock rural, certamente com influência dos mineiros e do movimento rock rural de O Terço  e do movimento proporcionado por Sá e Guarabira já na década de 70.

Esse disco apresenta um rock fácil de escutar, mas com muita melodia no trio de vocais.
Uma história curiosa é que mesmo em 83, a censura ainda pegava forte, e no disco de vinil, ele foi obrigado a ser vendido lacrado, por conta da música "flodoardo", que fala de um sapinho maconheiro. Como o disco havia sido gravado de forma analógica em 16 canais, algumas partes da música foram alteradas eletronicamente.

O disco tem uma história bem bonita, com a inclusão de uma música instrumental intitulada "Revoada" que para mim é muito marcante. O disco começa agitado e vai se acalmando para culminar na faixa título do disco, que virou um grande sucesso dos anos oitenta, principalmente pra moçada de Santa Catarina.

Se você ainda não conhece Expresso Rural, tenha o prazer de descobrir algo "novo", pois foi até relançado em 2007 com edição remasterizada desse disco de 1983.


Adquira ele aqui!

Abaixo tem um pequeno clip da música cesnurada (que está inclusa em versão original no link disponível)

Nenhum comentário:

Postar um comentário