terça-feira, 24 de junho de 2014

Dia 34: 1972 - Transa (Caetano Veloso)

É o disco de MPB mais rock n` roll de todos. Foi a frase do baixista do Festim Circense, meu amigo Alan Delay, ao ser apresentado a essa obra prima!

Caetano, durante seu exílio em Londres, aproveitou para pinçar as referências do rock e colocar rebeldia no seu saudosismo.
Em 1972 o disco foi lançado no Brasil, com um encarte muito doido, preto com vermelho e cheio de abas... Lembro de escutar esse disco a toda hora na casaberta, um sebo de Itajaí que trabalhei por bons anos quando muleque.

O disco é todo arranjado por Jards Macalé e mais uma galera, que deixam a psicodelia e o tom progressivo bastante evidente nas referências Brasil principalmente às da Bahia. As linhas de Baixo são geniais.

O disco começa com You don't know me, depois Nine Out of Ten, com um reggae-rock progressivo do começo ao fim. Depois segue para Triste Bahia, que vira uma quebradeira só. It's a long Way, Mora na Filosofia que foi composta por Monsueto Menezes e Arnaldo Passos) segue para Neolithic Man e termina com Nostalgia, onde a frase ressoa: "That's What Rock'n Roll Is All About".

escuta aí! ou adicione à coleção.