segunda-feira, 5 de maio de 2014

Dia 13: 1998 - Com Defeito de Fabricação (Tom Zé)


Na dúvida, poste os dois. O Disco de Hoje ficou um para depois, mas não podia ser muito depois. Na descrição deste disco, o próprio Tom Zé diz que as músicas são recortes, pequenas células, citações e plágios e finaliza:  "Podemos concluir, portanto, que terminou a era do compositor, a era autoral, inaugurando-se a Era do Plagicombinador, processando-se uma entropia acelerada."

A primeira música que eu ouvi de "Com Defeito de Fabricação" foi "Xiquexique", em um forró de Belo Horizonte no fim do século passado. Me impressionou a mágica produzida pelo balão passado nos dentes do começo desta música, que resultava em um delírio coletivo, todas as pessoas do ambiente, sem exceção, se levantando para dançar insanamente. Ao fim da música, um arrefecimento, uma sensação de orgasmo coletivo, o salão se esvaziava, o bar ou fumódromo se enchia. Fui procurar saber o que era e, surpresa, era Tom Zé.

"Curiosidade" tranquila de música, assustadora de poesia. "Olho do Lago" é moderna, teclado, baixo forte, música linda. Na verdade, bom do começo ao fim.

Tá difícil de encontrar este disco para abaixar, pergunte-me como. Mas vai um gostinho no iutubiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário