O Disco de Hoje é pedrada musical vinda lá de BH. A banda Djambê tem uma década de estrada, e apresenta uma belíssima obra em no último trabalho: "Encruzilhadas" "A pulsação das influências musicais africanas somadas à energia do rock constroem o novo som apresentado pela banda, que o definiu como rock-macumba". Eu vi alguma influência do manguebeat em algumas músicas, e só agora, escrevendo este post, me surpreendi sabendo que a banda vem lá terrinha. Destaque para as letras bem construídas, de conscientização, protesto, para "inspirar a revolução interna".
Eu começaria ouvindo "Trovão", que já começa com um peso que me traz de leve alguma coisa que eu já ouvi mas não identifiquei, talvez um riff de alguma do Sepultura (se você conseguir identificar, ficarei feliz em ser avisado). Nesta, adorei e metáfora do líquido e da garrafa:
"E não adianta nem"Que igualdade é essa?" é excelente, cheia de transições e passagens em ritmos diferentes, forte influência e percursão africana, com a guitarra do rock, mostrando de forma genial algumas das nossas contradições ideológicas. Várias outras merecem destaque, como "Cativeiro" e "Reflexo".
tentar me rotular
pois eu sou o líquido
e não sou a garrafa
Mergulhe prá ver melhor"
"#EuNãoMereço" tem que ser postada aqui a letra inteira, para ver se entra de vez na cabeça dos machos alpha, que insistem em continuar existindo em pleno futuro.
Quem te deu esse direito de falar assim comigo?
Quem você pensa que é pra tentar se aproximar?
Eu não lhe conheço, nem quero saber
O que você pensa a meu respeito, não precisa me contar
Guarde pra você todas as palavras
Os olhares, a malícia que só enxerga quem quer ver
Meu jeito de andar, a minha saia
Minha blusa decotada não são convites pra você
Minha liberdade vai além do seu desejo
Eu não sou boneca programada pra te dar prazer
Olha no meu olho, vê se mostra algum respeitoCurte aí esse show em excelente qualidade, lindo, na comunidade do Açude, na Serra do Cipó.
Eu sou minha, escolho comigo quem vai
Meu corpo, minhas regras, nada mais!
Demorei muito pra dizer
Ou baixe O Disco de Hoje gratuitamente no site oficial da banda (http://www.djambe.com.br/).
Nenhum comentário:
Postar um comentário